2ª Semana de Rádio e TV, Produção Audiovisual e Produção Multimídia reúne egressos da universidade para falar sobre carreira e desafios do mercado de trabalho
Por Gabriela Dias [1]
Vídeo: Laura Yoko [2]
Carla Tôzo [3]
Para demonstrar a grande representatividade do FIAM-FAAM em diversos setores do mercado audiovisual, os ex-alunos estiveram no auditório Nelson Carneiro, FMU Campus Liberdade, e falaram sobre suas carreiras e a contribuição da universidade para o sucesso profissional.
Julio Mello, que é diretor, editor e roteirista e trabalha com pós-produção na Mistika, considera que o mercado está crescendo. Sobre a oportunidade de falar com os alunos, acredita que “serve de exemplo para quem não conhece muito bem a área se assentar sobre o assunto”, além de uma chance de analisar qual o melhor curso para dedicar o tempo.
Outra convidada foi Camila Oliveira, coordenadora técnica de equipamentos na Boutique Filmes. Para ela, “tomar contato com essas pessoas que trabalham é colocar o pé no chão e entender de fato como funciona, como é o dia-a-dia desse processo, o que demanda nessa rotina”, considerando que a obrigatoriedade de tempo para apresentação de conteúdo nacional na televisão prevista em lei – Lei 12.485/2011, ou Lei da TV Paga, como ficou conhecida – aqueceu o mercado.
Mais um exemplo da diversidade no mercado audiovisual, Laura Leal declarou que “o mercado mudou bastante, tem se expandido, com bastante opções”. A assessora de comunicação, designer e videomaker da Prefeitura de São Paulo acredita que o cenário atual pode gerar vários caminhos ou causar certa ansiedade, por isso este tipo de evento, onde profissionais atuantes conversam com alunos, é um avanço no papel da faculdade em prepará-los para os desafios.
Quem também demonstrou animação em retornar à universidade foi Dani Freitas. “Parece que foi ontem que eu comecei o curso e agora tô aqui do outro lado da mesa falando com a galera”. Atuando como assistente de coordenação de produção na A9 e locutora publicitária, afirmou que, apesar de ser uma carreira difícil, “ver meus trabalhos no ar é muito gratificante, é emocionante de verdade”, tanto quando atua como locutora quanto como produtora.
Confira o vídeo do evento
[1 e 2] Alunas do sétimo semestre de Jornalismo e monitoras da Agência Integrada de Comunicação (AICom)
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom)