Ex-alunos do FIAM-FAAM ministram palestras sobre o mercado audiovisual

Gisele Novais [1]

Nadini Lopes [2]

Na manhã do primeiro dia da segunda Semana de Rádio e TV, Produção Audiovisual e Produção Multimídia o foco do FIAM-FAAM é o mercado, com 05 alunos egressos dos cursos desse Centro Universitário como palestrantes.

O objetivo foi possibilitar aos alunos que estão na graduação o conhecimento sobre a área em que desejam trabalhar e ouvir sobre as experiências desses profissionais que atuam de formas diferentes com audiovisual.

Luciano Maekawa e Wagner Depintor são sócios de uma produtora que criaram ao término da faculdade. Trabalham com produções direções, edições, pré-produções e roteiros.

Apesar da concorrência que existe atualmente pelo número de produtoras, Luciano afirma que as demandas dos vídeos aumentaram, inclusive porque a maioria do conteúdo da internet é em vídeo. Além disso, o mercado audiovisual está em crescimento e ele considera muito importante que os alunos possam saber exatamente como funciona e quais são as possibilidades dentro desta área.

O ex-aluno Cristian Melo é Supervisor de Operações da Record TV e cuida do departamento de pós-produção de áudio da empresa. Trouxe uma apresentação falando da captação e da finalização de áudio para quem está em dúvida se quer seguir essa carreira.

Ele ressalta a importância de fazer um bom trabalho porque o áudio geralmente só é ligado ao vídeo no final, e os profissionais tem pouco tempo para a execução de suas tarefas. Dessa forma, é necessário que haja uma conscientização por parte dos diretores, supervisores e dos próprios produtores para transmitir as necessidades da seriedade deste tipo de atividade: “Se a gente não tem um bom áudio, não tem um bom produto”, afirma Cristian.

Outras alternativas na área de produção audiovisual

As novas mídias possibilitaram a expansão do mercado. Giovanna Barone produz conteúdo para redes sociais na Tboom, faz administração de páginas no Facebook e no Instagram e cria estratégias das marcas dos clientes da agência. Está na área desde o primeiro semestre de sua graduação, que foi concluída em junho de 2017.

Sendo formada em audiovisual e trabalhando com publicidade, fez uma ligação entre as duas áreas e apontou para a variedade que esse mercado oferece. “Ficamos fechados em uma coisa só, enquanto temos muita coisa que podemos fazer”.

Este momento de compartilhar as experiências com os atuais estudantes do FIAM-FAAM é uma forma de dividir as experiências. Segundo ela, “o conhecimento que temos na universidade, não temos em nenhum outro lugar”.

O mercado de produção audiovisual também oferece a oportunidade de trabalhar de forma autônoma, como é o caso do Motion e editor Nathan Ezahya. Ele destaca que o principal para essa carreira não é trabalhar em uma produtora, mas acreditar em sua capacidade e em seu trabalho, executando-o da melhor forma possível.

Apesar das dificuldades que encontra pela falta de horário e, muitas vezes, pelo excesso das demandas, ele está satisfeito com a opção que fez, inclusive pelo retorno financeiro. “Eu mesmo faço a minha renda hoje em dia e acho mais fácil dessa forma”, conclui Nathan.

[1] Gisele Novais é aluna do sétimo semestre de jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora da instituição e atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s