Diretor do clássico “Garoto Bombril” encerra 2ª PP Week do FIAM-FAAM

Noite animada abordou temas da atualidade e das diferenças no cenário antigo e atual; dicas de Andrés Bukowinski surpreendeu a plateia 

Por Gabriela Dias [1]

Edilaine Felix [2]

Na noite de sexta-feira (20), último dia da 2ª PP Week, semana recheada de conversas com grandes nomes da publicidade e propaganda, o FIAM-FAAM levou Andrés Bukowinski, figura emblemática do cenário, premiado internacionalmente e responsável por vários filmes publicitários de sucesso – entre eles o clássico “Garoto Bombril” -, ao campus Liberdade para falar sobre a sua carreira e responder as questões dos espectadores.

O polonês, que vive no Brasil há mais de 40 anos, discorreu sobre assuntos como tecnologia, opinião pública e estilos na publicidade atual. Sobre o “Garoto Bombril”, ele afirmou que “foi um fenômeno que combinou uma série de elementos positivos”.

Bukowinski declarou que toda boa propaganda deve misturar forma e conteúdo e, para isso, deve partir de um conceito: “a proposta era muito boa, bem fundada, roteiro bem escrito” e não tirou o mérito do ator. Mas, para ele, “o maior mérito é do cliente”. Neste case de sucesso, além da aceitação das mulheres, que era o público-alvo, também conseguiram grande aceitação dos homens, apesar da despreocupação.

Nomeado recentemente cônsul honorário da Polônia em São Paulo, Bukowinski admitiu que “a diplomacia tem certas regras para falar e fazer a coisa certa”, o que, para ele, é um pouco monótono. Por isso, o diretor reconhece que seu maior desafio neste novo ofício é combinar a diplomacia com a irreverência de seu campo de atuação. Acostumado a representar marcas, como cônsul a responsabilidade passa a ser de representar um país, mas elogiou os brasileiros “por sua generosidade e postura perante a vida”.

Andrés Bukowinski 1
Andrés Bukowinski, sócio-diretor da Abafilmes,premiado internacionalmente e responsável por vários filmes publicitários, conversa com alunos. (crédito: Gabriela Dias / monitora AICom)

Após o sucesso da conversa e a admiração de alunos e professores, o sócio-diretor da Abafilmes admitiu certo receio com o público mais jovem e comemorou: “eu fiquei super feliz, porque era um risco alguém não ter visto esses filmes”, após a surpresa da familiaridade da plateia com os seus trabalhos.

A última noite da 2ª PP Week contou ainda com um sorteio de brindes de vários participantes das mesas de conversa dos dias anteriores, presenteando vários alunos.

Gostinho de “quero mais”

Para Fabio Pelicer, professor do curso de Publicidade e Propaganda, a participação dos alunos e engajamento dos professores e coordenação foi fundamental. Ele ressaltou que “os palestrantes também foram fantásticos” e tiveram uma troca muito interessante com os alunos. Sobre a expectativa para os próximos anos, o professor considerou que a responsabilidade aumenta: “com essa edição a gente sobe a um novo patamar e agora temos que buscar novidades”, afirmou.

A estudante Laisla Ursulino, que cursa o primeiro semestre de Publicidade e Propaganda no campus Ana Rosa, falou que a semana foi incrível. Ela disse que “os palestrantes são referencias no que fazem, são ícones” e decretou: ”na próxima com certeza estarei aqui!”.

 

[1] Aluna do sétimo semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s