“O publicitário tem o dever de se readaptar”

Executivo de contas e projetos especiais das rádios Kiss FM e Top FM discute a importância da publicidade nas rádios e de ser um profissional criativo 

Por Rita Moura [1]

Edilaine Felix [2] 

O executivo de contas e projetos especiais das rádios Kiss FM e Top FM, o publicitário Rafael Leal esteve conversando com alunos, ex-alunos e convidados na 2ª PP Week do FIAMFAAM – Centro Universiário e falou sobre a importância da publicidade dentro das rádios e webrádios.

De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), o rádio está presente em 88% dos domicílios do país. Além disso, o país possui aproximadamente 9 mil emissoras de rádio em funcionamento.

“A webrádio é um potencial que ainda não é muito visto no ramo publicitário. Nós temos uma média de 100 mil visualizações por segundo, e isso só é possível verificar graças a webrádio. Os profissionais precisam começar e enxergar esse potencial”, comenta.

Segundo Leal o trabalho de um publicitário é árduo, principalmente daquele que se especializa no ramo midiático. “Eu acredito que a área de dados está sendo muito importante para a mídia publicitária. Esse trabalho nos permite mensurar a campanha que no offline não conseguimos. ”

Na Kiss FM, Leal é executivo de vendas e projetos especiais. Ele conta que sua função é compreender o lado do cliente e conversar, ao mesmo tempo, com a direção artística, sempre com o foco no bom resultado do produto final.

Mercado

Quando o assunto é o estudante, Leal destaca que o foco é no mercado de trabalho e as oportunidades que a publicidade e propaganda tem a oferecer. “O publicitário tem o dever de se readaptar para conseguir ser inserido no ramo. As agências pedem um profissional programático e criativo. O foco é fazer com que a campanha saia do papel e aconteça”, finalizou.

A aluna do 7º semestre de PP, Bruna Tiemy Dotoli, contou que a sua área preferida é a publicidade nas rádios e vê a PP Week como uma semana que traz aprendizados e novas possiblidades para o mercado de trabalho. “Participar dessa semana está sendo muito importante para a minha formação, pois agora eu realmente sei que essa é a área que eu pretendo seguir como profissional”, ressalta.

 

1] Aluna do sexto semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s