Intercâmbio é opção para estudar idioma e cultura local

Procura por um segundo idioma fora do país ajuda, inclusive, no crescimento profissional

Por Jennifer Santos [1]

Edilaine Felix [2]

O mercado de trabalho exige dos profissionais a fluência em uma segunda língua. Assim, os intercâmbios têm sido cada vez mais procurados por pessoas que querem aprender um novo idioma.

Ter uma experiência no exterior e estudar uma segunda língua sem dúvidas é um dos sonhos de muitas pessoas. “O intercâmbio é enriquecedor em todos os aspectos, com ele as pessoas se tornam mais independentes, dão mais valor para vida, para o dinheiro, criam experiências e vivências que ninguém consegue criar fazendo um curso de inglês geral no Brasil”, diz Paula Pasquali Martins, consultora da STB escola de intercâmbio.

O medo de ter de passar muito tempo longe da família, de amigos e de todas as pessoas conhecidas pode ser um impedimento para um jovem encarar um intercâmbio. No entanto, Vera Leme da agência Experimento Intercambio Cultural, destaca que é possível aprender um outro idioma em menos de 6 meses. “Há cursos para estudantes que possuem somente o inglês básico, como também para quem quer somente adquirir a fluência no idioma – estes com durabilidade menor, porém com mais tempo de estudo.”

Preparando as malas

Comprar o pacote na agência meses antes da viagem, optar por estadia curtas e ficar hospedado em casa de família são alguns métodos para baratear sua experiência no exterior e as agências ficam responsáveis pelo aconselhamento do melhor programa, matrícula na instituição escolhida, passagem aérea, assistência de viagem e documentação.

“Por mais que estejamos acostumados com nossa vida no Brasil, lá fora pode ser bom, podemos sair da zona de conforto e isso é ótimo e nos traz muitas lições de vida”, conta Samara Clara, 24, fez intercâmbio para Dublin (Irlanda) em 2016.

Além do foco nos estudos, as agências oferecem programas culturais, como cursos de férias que combinam aprendizado do idioma, atividade e viagens em grupo, cursos profissionalizantes – para quem já tem um nível bom do idioma e quer fazer uma especialização no exterior -, estudo e trabalho – estudar o idioma e trabalhar e roteiros turísticos – para quem quer fazer mochilão em grupo.

aeroporto_3
Intercâmbio possibilita experiências internacionais (crédito: divulgação)

Universitários

Para os estudantes de graduação existem escolas que têm parcerias com empresas que oferecem estágio não remunerado para estrangeiros. Além de ser uma oportunidade de se aprofundar em um outro idioma e se tornar fluente, você tem contato com profissionais de outros países e recebe um aprendizado único que será extremamente valorizado no mercado de trabalho.

Projetos como o Global Office do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, proporcionam aos alunos interação com o mercado de trabalho global, experiências internacionais e oportunidades para obter um bom estágio ou emprego. O complexo tem parcerias com instituições ao redor do mundo, nas quais os alunos podem se inscrever para intercâmbio nas férias e bolsas de estudos para estudar até um semestre em universidades conveniadas.

A Agência Experimento oferece o chamado programa universitário (para quem quer cursar uma universidade no exterior) e o study abroad (para quem quer trancar o curso no Brasil e fazer um semestre ou um ano em uma universidade do exterior).

Este grande passo pode um divisor de águas para um futuro profissional, mas todos os detalhes devem ser acertados com antecedência evitando imprevistos durante a realização da tão sonhada –e necessária – experiência no exterior.

 

[1] Aluna do sétimo semestre de Jornalismo e estagiária da Agência Integrada de Comunicação (AICom)

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s