O mundo da comunicação corporativa

foto

Reportagem: Hyago Bertanha da Silva, Ana Carolina Carvalho [1]

Vídeo: [2]

Nadini Lopes [3]

 

O tema da palestra desta quarta-feira (4) se baseou nos temas “Comunicação corporativa e Branded Content”. Atualmente a comunicação corporativa recebe diversos jornalistas e a produção de marketing de conteúdo se tornou uma das atividades da profissão.

O Branded Content é um meio de entretenimento utilizado pelas marcas, como um dos formatos de marketing, que utiliza diversos recursos para informar ou chamar a atenção do público e, também, disputa lugares com aqueles que não acompanham a marca.

De acordo com a jornalista e sócia-diretora do Grupo Printer de Comunicação, Rosangela Ribeiro, a comunicação corporativa que antes era vista somente como assessoria de imprensa, atualmente está muito abrangente. “Que o seu grupo trabalha desde assessorias de empresas, a eventos, publicidade, digital com mídias sociais, influenciadores e muitos trabalhos de relações públicas. Atingindo assim a credibilidade, reputação e confiança com o seu cliente. Não é uma empresa falando de outra empresa, mas sim, a imprensa que tem um alto índice de compatibilidade falando de uma empresa, um produto ou uma ação”, completa.

Os palestrantes enfatizaram a importância da comunicação não somente no meio corporativo, mas também na vida acadêmica e social dos estudantes. Para o assessor da CitrusBR, Ibiapaba Neto, não é o diploma que fará da pessoa um ótimo profissional, mas sim, a dedicação e paixão por aquilo que faz”.

Ibiapaba também fala de suas experiências na empresa em que atua. Ele menciona que sua empresa também utiliza a comunicação como principal meio de informação. “A comunicação corporativa hoje em dia é uma ferramenta. Deve fazer parte da estratégia das empresas e corporações para que elas tenham uma boa relação com seu público de interesse”.

“O fato das pessoas não buscarem informações acaba se tornando um desafio incessante para os grupos executivos”, afirma o Assessor de Imprensa do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Ricardo Nonato. Ele conta que ele deve explicar sempre a função da instituição para a qual trabalha, que foca em crimes praticados por policiais e bombeiros militares.

Os palestrantes explicaram o dia-a-dia de suas profissões, falaram sobre tendências e também sobre os desafios da comunicação dentro do universo do marketing e das grandes corporações.

 

[1] Os alunos são estagiários / monitores da Agência Integrada de Comunicação (AICom) do FIAMFAAM.

[2] A aluna é estagiária / monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom) do FIAMFAAM.

[3] Professora da instituição e atua a Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s