Abrindo as portas para a carreira

Primeiro contato com a vida profissional, o estágio é uma experiência que ajuda os estudantes a se colocarem no mercado

Por Isabela Taveira [1]

 Edilaine Felix [2]

Beatriz Trezzi [3]

O período de estágio é um passo importante para que o estudante coloque em prática o que aprendeu na faculdade. Esse é o ambiente em que ele vai ter o primeiro contato com a área em que quer atuar e também adquirir experiência profissional. Mas encontrar e ser aprovado para uma vaga de estágio pode ser uma tarefa difícil para os estudantes. Por isso, ficar atento às vagas, manter o currículo sempre atualizado e se cadastrar em sites que oferecem essas oportunidades são cuidados fundamentais. Além da seleção, na prática, é preciso conciliar os estudos com o trabalho, entre outras dificuldades.

Muitas vezes, os estudantes têm que arcar com os custos da faculdade e o futuro estagiário deve lembrar que, ao iniciar as atividades em uma empresa, irá receber um salário baixo. “A maior dificuldade para mim foi encontrar um salário compatível com a mensalidade da faculdade e uma empresa que aceitasse alguém sem experiência na área”, comenta o estudante de Jornalismo e estagiário Giacomo Vicenzo.

GIACOMO VICENZO
Giacomo Vicenzo. Jovem coloca conhecimentos acadêmicos em prática

Fazer estágio é uma oportunidade única, que não deve ser desperdiçada, pois o estudante irá obter conhecimento que posteriormente pode ajudá-lo a subir de cargo ou, quando terminar a faculdade, influenciará positivamente para que arrume um emprego com mais facilidade.

Para a também estudante de Jornalismo Livia Donadelli, o ingresso no mercado de trabalho ajudou-a a entender a prática da profissão. Em seu primeiro estágio, em uma assessoria de imprensa, ela pôde constatar como funciona a área e como um assessor trabalha. “A rotina era corrida, mas animada. Estava aprendendo muitas coisas novas, conhecendo bons profissionais, com quem podia compartilhar e aprimorar experiências. No final foi uma grande escola! Tanto profissional como pessoal’’, ressalta Livia.

Global Office

Segundo a gestora de Recursos Humanos e professora do curso de Administração da FMU Priscila Serrão, a oportunidade de vivenciar aquilo que se escolheu como profissão faz despertar no aluno o interesse em saber mais sobre a profissão que escolheu. “Ele sai da expectativa do curso e vai para a realidade, que é quando começa a executar o que aprendeu”, destaca a professora.

Para a progessora, a visão do estudante sobre a profissão muda totalmente quando se torna estagiário, pois ele tem a oportunidade de ver na prática como que é atuar na sua área. “O estagiário, por seu turno, contribui para o bom andamento da empresa, sempre guiado por alguém com mais experiência”, analisa Priscila.

Muitas faculdades têm parceria com empresas e instituições que ajudam os alunos a ingressarem no mercado de trabalho, e às empresas a encontrarem alunos capacitados. O FiamFaam Centro Universitário conta com o  Global Office, uma área da instituição que oferece serviços com o objetivo de preparar o estudante para entrar no mercado de trabalho e a gerenciar proativamente sua carreira.

De acordo com o a página do serviço no portal da faculdade, 7 entre 10 alunos já conquistaram o mercado de trabalho com essa assistência. O serviço também oferece  ajuda com orientação para elaboração de currículo, palestras, oficinas, feiras de empregabilidade, além de divulgação de vagas de estágio e empregos. Outra oportunidade é a vivência internacional por meio de intercâmbio.

Para se cadastrar, o aluno deve registrar seu currículo a página  de Estágios e Empregos do Global Office, escolhendo a opção “Cadastrar Currículo”.

“A faculdade tem um papel muito importante para carreira. Ela dá orientação ao aluno, fazendo a ponte entre ele e o mercado de trabalho. Além disso, nesse período, o graduando conta com a experiência de seus professores, que são profissionais em atuação no mercado”, afirma a professora Priscila Serrão.

professora
“Estágio abre potas para o mercado”, diz a professora Priscila Serrão

Ela conclui lembrando que o ingresso em um estágio é um desafio necessário a todos os estudantes.  “Apesar das dificuldades, se algumas dicas e procedimentos forem seguidos, essa etapa da vida universitária será concluída com êxito”, conclui.

 

[1] Aluna do segundo semestre de Jornalismo

[2] Professora de Jornalismo do FIAMFAAM – Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[3] Professora de Jornalismo do FIAMFAAM – Centro Universitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s