Mesa debate mercado de trabalho e Jornalismo

 A programação fez parte do III Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma e reuniu professores da UnB, USP e FIAM-FAAM

 

Por Ana Luiza Mazzari[1]

Edição por Mayara Lobato[2]

 

A programação do III Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma continuou na noite do dia 23 de novembro, no auditório do campus Ana Rosa do FIAM-FAAM Centro Universitário. A mesa de debate sobre trabalho e a identidade dos jornalistas reuniu os professores doutores Zélia Leal Adaghirni (UnB), Roseli Fígaro (USP) e Rafael Grahmann, que fez a mediação do debate e é coordenador do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM.

O enfoque do debate foi as relações do trabalho jornalístico vivenciado na atualidade e suas transformações ao longo do tempo. Esses profissionais, por um histórico ainda muito presente, são vistos de forma diferente por aqueles que os empregam, perdendo alguns direitos que são base para os trabalhadores das demais profissões.

A professora Zélia, membro fundadora da SBPJOR (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), além de comentar um pouco sobre suas vivências, abordou em sua fala que “a tendência é o jornalista ser pessoa jurídica, e não mais pessoa física” – fato que ocasiona perda de direitos trabalhistas dos profissionais da área.

Roseli Fígaro, atual coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes (USP), aborda o tema dentro de uma análise histórica, e discorre que, para que se olhe de forma mais próxima à situação do trabalho, deve-se utilizar “uma abordagem que é o estudo das situações de trabalho”.

Antes da mesa de debate, no período da tarde, oito sessões de apresentação de trabalhos voltados às práticas jornalísticas compuseram a programação, com pesquisadores de diversas partes do país e inclusive de fora, como do México.

 

[1] Aluna do segundo semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação. Atua na AICom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s