Alunos da FMU promovem ações sociais nas unidades da Associação Santo Agostinho

 

Mais de 500 crianças em estado de vulnerabilidade foram contempladas com as doações  de livros e brinquedos 

Por Paulo Sousa [1]

Edilaine Felix [2]

Com recorde de donativos, o projeto Construindo Sonhos, iniciativa da Rede Laureate em parceria com o a Fundação ABRINQ, arrecadou mais de 700 brinquedos e 500 livros que foram distribuídos para alunos da Associação Santo Agostinho (ASA). No total, duas unidades da organização foram selecionadas e mais de 500 crianças receberam as doações.

Para Anderson Martins, diretor da ASA Centro, a distribuição de livros e brinquedos afetará de maneira positiva o aprendizado das crianças. “O recebimento dos livros mostrará a importância da leitura, ampliando o repertório de todos. Já os brinquedos trarão mais interação entre elas, ajudando no desenvolvimento”, disse.

Por sua vez, a coordenador pedagógico Leandro Santos afirma que a parceria da ABRINQ com a ASA só trouxe benefícios. “A parceria é enorme e é um mix de resultados. É possível ver no sorriso das crianças o que essas doações agregaram de positivo para todos nós.”

Responsável pela ASA Paraisópolis, zona sul da capital paulista, a diretora Arlene Souza esclarece que ações como essa são rotineiras na instituição e que sempre serão vistos como bons olhos por todos. “Eventos como esse trazem muita alegria para a instituição, para as crianças e para os professores. É realmente prazeroso ver as crianças se divertindo com os brinquedos.”

Arlene também ressalta que a doção é uma das maneiras de combater a desigualdade social existente na região. “As doações enriquecem porque estão ajudando a oferecer para essas crianças acesso a brinquedos que eles não possuem condição de ter. Só de vê-los indo para casa felizes, mostrando para a família que há um local onde eles conseguem essas coisas sem ter de trabalhar no farol, nos alegra por completo”, relatou.

Localizada ao lado de um dos bairros mais nobres de São Paulo, o Morumbi, Paraisópolis é a segunda maior favela da capital paulista – com mais 100 mil habitantes – e um uma das regiões que mais sofrem com a desigualdade social do estado. De um lado, crianças chegam à escola com suas Mercedes, do outro, mães adolescentes lutam para conseguir vagas em creches para seus filhos.

Segundo Arlene, os perfis das crianças e responsáveis atendidas pela ASA Paraisópolis não fogem muito do que é visto constantemente em locais de baixa renda: crianças vulneráveis e pais nordestinos. “Atendemos crianças carentes, especialmente da região do Paraisópolis, que estão precisando de ajuda, de pessoas que tenham prazer em atende-las e de inserção social.”

Apoio da FMU

Além das distribuições de livros e brinquedos, o projeto Construindo Sonhos também promoveu uma aula de escovação com as crianças da ASA Paraisópolis. Os responsáveis pela organização foram os alunos da escola do curso de odontologia da FMU. A professora Daniela Forlin reafirmou a importância de aprender na infância a maneira correta de escovar os dentes. “Se a gente quer criar hábitos saudáveis, seja ele de saúde bucal ou não, é a criança que a gente tem que ensinar. Só assim ela cresce com os hábitos saudáveis intrínsecos nela”, afirnou.

Daniela também enfatiza a importância de aprender fora da sala de aula, além da oportunidade de crescer como cidadão ao estarem exercendo um trabalho social na Fundação Santo Agostinho. “O aluno quando aprende na prática, aprende muito mais do que quando o professor está simplesmente ensinando em sala de aula. Além disso, acho muito importante esse convívio social, acho muito necessário que os alunos venham e tenham contato com essas crianças. Os alunos irão carregar esse trabalho para a vida inteira e isso é muito enriquecedor para eles como profissional e como pessoa, poder doar nossos ensinamentos para crianças carentes”, finalizou.

A Fundação Santo Agostinho é uma entidade sem fins lucrativos que atende cerca de 1.400 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. A organização opera há 75 anos, possui 14 unidades espalhadas pela cidade de São Paulo e são as doações e parcerias que mantém seu funcionando.
Sobre o projeto Construindo Sonhos

O projeto Construindo Sonhos é uma iniciativa da Rede Laureate e tem como objetivo incentivar ações de solidariedade em todos os setores da companhia. Ele ocorre duas vezes por ano, em todos as regiões do país, e nesse semestre as arrecadações bateram recordes.

A trainee e responsável pelo projeto, Carolina Libanio, esclarece que esse é o primeiro ano em que a ação realmente conseguiu engajar a todos. “Esse ano tivemos apoio de todos e para que houvesse realmente esse engajamento criamos competições do bem entre as áreas da empresa e todos ficaram motivados. Na competição pegamos todas as áreas da empresa, dividimos em equipes, cada equipe tinha uma cor e pontuamos os donativos.”, disse.

Para Carolina, os maiores beneficiados nesse projeto foram os funcionários que aceitaram colaborar . “Quem ganha mais com isso somos nós, que doamos tanta energia e depois chegamos aqui e conseguimos ficar com o coração cheio de amor. Essa doação de energia deve ser perene e tentaremos continuar tocando o projeto, nessa dimensão, nos próximos anos.”

Os critérios de seleção das instituições que serão beneficiadas com as doações variam a cada ano. Nesse último semestre, as escolhas foram tomadas levando em consideração a proximidade das organizações com as unidades da FMU.

 

[1] Aluno do oitavo semestre de Jornalismo e monitor da Agência Integrada de Comunicação de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s