Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Rally do Conhecimento

em

Cerca de 700 alunos dos dois cursos se enfrentaram em disputas para testar os conteúdos estudados

Por Heloise Pires[1], Priscila Moreira e Thillie Moreira[2]

Edição por Mayara Lobato[3]

 As turmas de quinto, sexto e sétimo semestres dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário se encontraram neste sábado (21/10), na unidade Ana Rosa, para participar da primeira etapa do Game Show Rally do Conhecimento, um programa de perguntas e respostas sobre conteúdos ministrados nos cursos. O programa foi transmitido ao vivo pela Rádio FIAMFAAM e pelo canal da Instituição no Youtube.

Ao todo foram 16 turmas que competiram entre si, sendo oito de cada curso. Na parte da manhã, foram as turmas de Jornalismo que ocuparam o auditório e, na parte da tarde, foi a vez dos alunos de Publicidade e Propaganda. As equipes representavam as turmas e eram formadas por seis alunos, que responderam a questões interdisciplinares. O restantes dos alunos lotou o auditório torcendo por suas equipes. Eles se mostraram entusiasmados com a participação no programa, como Ana Vilela, aluna do sexto semestre de Jornalismo: “Nunca tinha visto uma atividade assim na faculdade, acho uma atividade prática muito legal para testar nosso conhecimento”. Ela também se mostrou confiante, pois afirmou acreditar na capacidade de sua equipe.

Pedro Machado, aluno do sexto semestre de Jornalismo, também estava animado para torcer para sua equipe. Um pouco antes de começar a partida de sua turma, ele e seus amigos contaram que estavam combinando para gritar “vai time!” e animar a equipe.

Para o coordenador do curso de Jornalismo professor Doutor Vicente Darde, a iniciativa tem função pedagógica, contribuindo para a formação dos alunos. “O Game Show Rally do Conhecimento tem o objetivo de preparar os alunos para a profissão, retomando os conhecimentos e conteúdos aplicados dentro da sala de aula. A competição traz como ideia o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica. Além de ganhar prêmios, eles aprendem como se faz um programa de TV na prática”, explica o coordenador.

WP_20171021_014
Alunos lotaram o auditório durante todo o dia.

 

Alunos de Publicidade e Propaganda animaram o período da tarde

No período da tarde, foi a vez dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda mostrarem seus conhecimentos no palco do auditório do campus Ana Rosa. O professor Rodrigo Matiskei seguiu no comando, apresentando o programa, interagindo e animando a plateia.

As regras do jogo continuavam as mesmas aplicadas ao curso de Jornalismo no turno da manhã: nada de ajuda da plateia, 20 pontos para a equipe que acertasse a resposta e, caso nenhuma das duas soubesse, a pergunta ia para plateia, que, se acertasse, conferia 10 pontos para as duas equipes.

Os futuros publicitários mostraram que se empenharam nos estudos para representar suas respectivas turmas. A disputa mais acirrada foi na segunda rodada, entre as equipes verde e azul. Foram necessárias até questões extras para desempate. O time verde tentou responder, mas a resposta acabou ficando incompleta. O grupo adversário, então, conseguiu responder de forma correta e se classificou para a próxima fase.

O professor Doutor Edson de Paiva, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, acredita que a ação envolveu os alunos de forma positiva e contribuiu para o processo de aprendizagem. “Foi um trabalho bastante elaborado, de muita qualidade e que agregou conhecimento para todos os alunos que participaram”, concluiu.

O dia contou ainda com muita música, proporcionada pela a Rádio FIAMFAAM, que acompanhou o programa, fazendo sua transmissão ao vivo, e ainda distribuiu prêmios aos participantes, como fones de ouvido, aparelhos MP4 e head spinners.

A grande final do Game Show Rally do Conhecimento será nesta segunda-feira (23/10), no campus Ana Rosa, das 18h às 22h30.

matiskei
O professor Rodrigo Matiskei foi o apresentador do Game Show Rally do Conhecimento e animou as equipes competidoras e a plateia.

[1] Aluna do terceiro semestre de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação de Comunicação (AICom).

[2] Alunas do sexto semestre de Jornalismo e monitoras da Agência Integrada de Comunicação de Comunicação (AICom).

[3] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s