Negociação no mundo corporativo e psicanálise encerram Semana da Comunicação no campus Morumbi

em

Palestra com ex-aluna do FIAM-FAAM e oficinas marcam a última noite do evento 

Gisele Novais e Priscila Moreira [1] 

Edilaine Felix [2]

Para encerrar a 7ª Semana de Comunicação, o campus Morumbi recebeu na noite de sexta-feira, dia 6 de outubro, a ex-aluna de jornalismo do FIAM-FAAM e sócia-fundadora da Ventila Comunicação e Negócios, Tatiana Ferrador para conversar com os alunos sobre o uso da comunicação como ferramenta de negociação no mundo corporativo.

“Percebi que muita coisa mudou. Fiquei emocionada, lembrei da minha época de estudante. É muito gostoso lembrar das histórias que eu vivenciei nesse lugar”, diz Tatiana que tem 20 anos de experiência em assessoria de imprensa e comunicação corporativa, atuando com produção de conteúdo nas áreas de tecnologia, logística e saúde, além de trabalhar como professora universitária.

Durante a palestra, Tatiana falou que a negociação está presente em nossas vidas desde sempre, quando negociamos com a mãe para sair de casa, na vida profissional para pedir um emprego ou um melhor salário. “Se você sabe fazer essa negociação a chance de sucesso fica bem maior, saber se comunicar na vida pessoal é tão importante quanto na vida profissional.”

De acordo com a jornalista, os jovens não podem se cansar de aprender. “As pessoas têm que ter em mente que não dá para parar de aprender hoje em dia, seja em um curso, palestra ou oficina. Qualquer coisa que te faça aprender”, acredita Tatiana.

Arte e psicanálise

“O superego diz eu não posso, e o inconsciente diz eu quero”.  Na oficina O inconsciente e a produção de sentido: como o inconsciente influencia a produção e consumo de produtos midiáticos na contemporaneidade, o professor Henrique Costa explicou o básico sobre funcionamento do aparelho psíquico e os reflexos na sociedade.

psicanalise
O professor Henrique Costa apresenta a oficina sobre o inconsciente e a produção de sentido

Segundo ele, a produção midiática leva em consideração a pulsão que vem do inconsciente, que são os nossos desejos. “Buscamos prazer para evitar a dor”, desta forma, os produtos são criados pensando no desejo constante de atingir a satisfação e o prazer.

Juliana dos Santos, é aluna do Henrique Costa no curso de Publicidade e Propaganda e decidiu aprender um pouco mais sobre o inconsciente e o consumo. Para ela, a oficina foi dinâmica e explicativa:  “era uma das coisas que eu mais tinha dúvida”.

O Professor Roberto Carlos de Castro dirigiu a oficina Vida e Obra de Johann Sebastian Bach, compositor alemão do século 18. Ele apresentou as fases da vida pessoal e profissional do artista, ilustrando com as músicas do período.

Bach
Oficina sobre a Vida e Obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach, apresentada pelo professor Roberto Carlos de Castro

“Bach é considerado um dos mais importantes compositores da história da humanidade e criador de um dos maiores patrimônios culturais do ocidente.” Além dos conhecimentos e informações apresentados nesta oficina, Roberto afirma que é muito importante para o comunicador desfrutar a arte de Bach: “é uma experiência maravilhosa”.

Ygor Resende, aluno do 8º semestre de Jornalismo, escolheu participar da oficina sobre Bach por ser um tema que aborda música e história da filosofia. “Filosofia é minha segunda opção depois do jornalismo.” O estudante também comentou sobre sua vontade em fazer uma pós-graduação na área da filosofia; para ele o conteúdo da oficina é uma introdução ao assunto que pretende estudar.

[1] Alunas do sexto semestre do curso de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s