Oficinas analisam estratégias comunicacionais

Alunos participam de debates sobre jornalismo, publicidade, HQs e elaboração de currículos 

Geovana Ferreira [1]

 Edilaine Felix [2]

“Jornalismo da periferia”, “Comerciais na TV aberta”, “Web treta – toda crise pode ser evitada” e “Linguagem das histórias em quadrinhos”, foram alguns dos assuntos recorrentes da comunicação abordados no penúltimo dia da 7ª Semana de Comunicação do FIAM-FAAM.

As professoras Claudia Nonato e Juliana Doretto lideraram a temática “Jornalismo da periferia” e receberam as convidadas Aline Rodrigues e Mariana Caires, do Coletivo de Comunicação Periferia em Movimento.

Elas destacaram a importância do jornalismo, suas constantes mudanças e reflexões: “O jornalismo está se reinventando sempre. E com as redes sociais, que alcançam milhões de pessoas, a reflexão sobre temas como a periferia vem à tona, daí a importância do jornalismo debater e despertar curiosidade sobre assuntos que às vezes são banalizados, como a violência nas comunidades”, ressalta Aline.

Publicidade e Propaganda

A professora Viviane Teobaldo exemplificou em sua oficina com o tema “Web treta – toda crise pode ser evitada”, os casos de falta de cuidado e erros de comunicação no atendimento online de clientes. “O ideal é se preparar para qualquer tipo de situação. As marcas da internet estão, o tempo todo, em contato com os clientes dos mais variados tipos e com as mais variadas culturas” esclarece.

Fábia
Professora Fábia Gomes na oficina sobre Comerciais na TV Aberta

Campanhas publicitárias de sucesso e suas formas de linguagem foram analisadas na oficina “Comercias na Tv Aberta”, da professora Fábia Gomes da Silva. A proposta foi mostrar para os alunos que existem caminhos cabíveis por meio da linguística para alcançar o comover o público- alvo da propaganda.  “A criatividade não é um dom, é uma habilidade”, enfatiza Fábia.

HQs e currículo

As variadas formas de linguagem das histórias em quadrinhos e seus elementos foram debatidos com criatividade pela professora Ediliane de Oliveira Boff. Com ênfase para os populares mangás japoneses, ela falou que o consumo de quadrinhos tem sido destaque no mercado editorial.

Na “oficina do currículo”, com dicas para elaboração de currículos em comunicação, a professora Cristiane Sambugaro auxiliou os alunos nas melhores formas de se destacar no mercado de trabalho. “Ter consciência da sua habilitação e competências, seu modo e estilo de vida e o que faz de melhor, são fatores chave na hora de determinar seu ambiente de trabalho”, diz Cristiane.

nuda
Alunos do NUDA em ação no hall do campus Ana Rosa

Ao final da manhã, os alunos do Núcleo de Criação e Produção de Dramaturgia (NUDA) coordenado pelo professor Luiz Roberto Rodrigues Lopreto fizeram uma apresentação no hall de entrada do campus Ana Rosa. A montagem, segundo Lopreto, é parte dos diversos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo ao longo de três anos de existência na instituição.

Confira também a reportagem em vídeo produzida por Eder Cesaretti, aluno do sexto semestre de Jornalismo e monitor da AICom:

 [1] Aluna do segundo semestre do curso de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

 [2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s