A melhor campanha dos últimos anos

Análises de cases e integração das áreas da comunicação foram temas debatidos na 7ª Semana de Comunicação

 

Por Laura Yoko[1]

Edição por Mayara Lobato e Nadini Lopes[2]

Quem nunca recebeu uma corrente ou mensagens infinitas de bom dia pelas redes sociais ou pelo “zap”? É pensando nisso que o Diretor de Criação da W3Haus, Mathias Almeida, e sua equipe criaram a campanha publicitária “SAC: Serviço de Atendimento aos Coroas”, um dos cases analisados na palestra “Melhores Campanhas de Comunicação dos Últimos Anos”, no terceiro dia da 7ª Semana de Comunicação do FIAMFAAM.

Com a era digital, os mais velhos tiveram que aprender a utilizar as ferramentas em seu dia a dia e com isso acabam “tropeçando” em alguns erros de etiqueta, como enviar correntes e muitas de mensagens pelo WhatsApp, espalhar notícias falsas, além de não saber utilizar o corretor ortográfico. Esses e outros fatos são apresentados pela campanha SAC de forma humorística, incentivando o público jovem a ensinar os mais velhos com o slogan: “Unindo Pais e Filhos por uma internet melhor”.

Segundo Mathias, para que uma campanha tenha sucesso o público deve no mínimo entender a mensagem que o publicitário deseja passar. A exposição de ideias claras também é essencial. “O mais importante é a conexão das pessoas, começa por isso, caso contrário, não há conexão com as ideias. Uma campanha sem ideia é como um navio passando num oceano escuro”, defende o publicitário.

 Integração na Comunicação

Com o avanço tecnológico, os produtos midiáticos tendem a estar presente nas mais variadas plataformas multimídias, unificando diversas áreas para a realização de um trabalho. Para Mathias Almeida, essa união é essencial nessa nova era. “Hoje em dia é muito complexo o jeito que a gente faz comunicação. Eu trabalho ao lado de uma pessoa de Relações Públicas e tem vários jornalistas na nossa equipe. Tem trabalhos que já começamos com diversos parceiros para que o produto saia com qualidade nos diferentes meios”, completa o diretor de criação.

Ainda que a palestra fosse voltada para a publicidade, vários alunos de outros cursos participaram e aprovaram a iniciativa. Um deles foi Thaíssa Cassiana, aluna do segundo semestre de Relações Públicas. “Achei muito interessante, porque eu achava que em agência de publicidade só trabalhava publicitário, e não. Eles precisam de um ‘RP’ pra fazer eventos, por exemplo”, disse Thaíssa, que descobriu um novo ramo de atividade dentro da comunicação.

Para a professora de Relações Públicas, Cristiane Sambugaro, o tema incentiva o aluno a buscar novas atividades além das que normalmente está habituado. “Acredito que este evento foi importante para que os alunos percebam que eles podem trabalhar de forma integrada. Em uma agência, a gente não tem só o profissional de Publicidade, tem o RP, o jornalista, o profissional de Rádio e TV… Então, em uma mesa como esta, os alunos podem entender como se trabalha a comunicação de forma integrada”, completa Cristiane.

Confira também a reportagem em vídeo produzida por Rita Moura, aluna do sexto semestre de Jornalismo e monitora da AICom:

[1] Aluna de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professoras do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário. Atuam na Agência integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s