Oficinas atraem alunos para a segunda noite da Semana de Comunicação

Quadrinhos, redes sociais, publicidade, 10 anos do filme Tropa de Elite e ética profissional foram os destaques

Priscila Moreira [1]

Edilaine Felix [2]

 Na segunda noite da Semana de Comunicação no campus Morumbi os alunos participaram e aprenderam com oficinas de temas variados.  Uma delas foi a  Linguagem das histórias em quadrinhos, ministrada pela professora Ediliane de Oliveira, que  contou desde o surgiu das HQ’s, nascida como gênero em 1895 com a publicação da primeira tirinha, até e o atual modelo que conhecemos hoje.

A professora esclarece que normalmente as histórias em quadrinhos, as revistas, estão associadas a uma narração ou a uma personalidade. “Relações de imagens não bastam para definir, uma imagem sempre é vinculada a outra”, esclarece.

Já o professor Paulo Sérgio de Oliveira apresentou a oficina Ética profissional na contemporaneidade. Ele apresentou aos alunos os conceitos de ética e moral e a importância na vida profissional. “Cada profissão tem seu próprio código de ética, graças aos diferentes tipos de atuação, no entanto os elementos da ética profissional são universais.”

Publicidade, liberdade e internet

A oficina realizada pela professora Samara Brochado, Nós temos voz! O poder das metas na internet e na transformação da publicidade, falou sobre os movimentos sociais e representativos que emergiram com a internet e da força, da voz, da mulher no processo de transformação da publicidade.

Samara
A professora Samara Brochado fala sobe a voz da mulher na publicidade

 

De acordo com Samara, os movimentos sociais lutaram pelas causas do proletariado, dos negros, e pelo movimento feminista, que a partir dos anos 1960 permitiu a chegada das mulheres no mercado de trabalho e sua atuação na sociedade daquela época.

Os códigos de ética entre governos e empresas foi um dos assuntos abordados pelo professor Dávius da Costa, que teve como tema Redes sociais: liberdade e conflitos éticos. “As pessoas se cansaram das ofensas gratuitas”, afirmou o professor que falou ainda que os crimes contra a honra na internet que envolvem ameaças, tem gerado cada vez mais processos.

dávius
Professor Dávius Sampaio ministra oficina na 7ª Semana de Comunicação no campus Morumbi

Destaque do cinema em 2007, o filme do capitão Nascimento foi o assunto da oficina do professor Bruno Casalotti. Em Tropa de elite dez anos depois: diálogos entre a sociologia e o cinema, o professor apresentou uma análise do longa-metragem que trouxe uma “crítica social do estado e da classe média”. Atual e revelador, Casalotti destaca que, após 10 anos, o filme segue bastante novo.

Confira também a reportagem em vídeo produzida por Gisele Novais, aluna do sexto semestre de Jornalismo:

 

[1] Aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s