Novos negócios no mercado digital foi tema do segundo dia da Semana de Comunicação

Diretora da Record discutiu a temática com alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas
Por Gabriélle Cornélio [1]
Edição por Mayara Lobato [2]

 

Aline Sordili possui 20 anos de carreira na área de comunicação visual e atualmente ocupa o cargo de Diretora de Operações Multiplataforma da Rede Record. Especializada no mercado digital pela New York University e pela Hyper Island, Aline é também jornalista, consultora de empresas, professora e palestrante. Esta experiência toda foi compartilhada com os alunos do FIAM-FAAM – Centro Universitário na manhã desta terça-feira (03/10), no auditório do campus Liberdade.

A palestrante apresentou questões relacionadas ao digital, especialmente a transição do analógico para a nova tecnologia – que foi abordada em um vídeo descontraído que arrancou risadas da plateia. A palestra foi mediada por Edson Rossi, professor de Jornalismo e do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Para Aline, o mundo da comunicação mudou e se transforma a cada dia. A marca passou a priorizar a conectividade com o público. Lutando contra esse mercado fluido e de micromomentos – onde se está conectado a várias redes, lendo um pouco de tudo, mas sem aprofundamento em nada.

Ela acredita que o mercado deve ser adaptável a esses micromomentos, inovando com ferramentas que puxe a atenção, com textos curtos, imagens interativas e conteúdos adaptáveis várias plataforma e momentos. Não é mais a marca que move as pessoas, e sim, a marca que passa a estar nas mãos dos indivíduos.

A diretora da Record tammbém levantou outras questões relacionadas ao mercado digital e suas inovações. Para ela, “viver não é mais só viver. É compartilhar”. A jornalista explicou que somos cada vez mais movidos pela interatividade e instigou os alunos a terem micromomentos e pensarem nas maneiras de chamar a atenção do público. “Vivemos em uma era de rede, na qual a selfie é a expressão máxima do protagonismo. E esse meio [digital] é o único que se mantém crescente em meio à crise”.

Encerrando, Aline salientou o quanto a verdade é necessária em meio a tanta fake news: “o maior marketing das empresas agora é falar a verdade, pois as redes sociais desmascaram a mentira”, finalizou.

Confira também a reportagem em vídeo produzida por Gabriel Dias, aluno do sexto semestre de Jornalismo e monitor da Agência Integrada de Comunicação:

 


[1] Aluna do sexto semestre do curso de Jornalismo e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).
[2] Professora do curso de Jornalismo. Atua na Agência Integrada de Comunicação (AICom).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s