Comunicação integrada abre programação no campus Morumbi

 

Empreendedorismo, comunicação nas empresas, narrativas literárias e a arte de argumentar, foram alguns dos temas discutidos

Gisele Novais [1]

Edilaine Felix [2]

O dia 2 de outubro, primeiro dia da Semana de Comunicação no campus Morumbi, foi marcado pela palestra sobre comunicação integrada nas empresas, com Nara Borges e Carolina Santos, além de oficinas ministradas pelos professores.

A ex-aluna de Relações Públicas do FIAM-FAAM, Nara Borges, destaca a oportunidade e satisfação de voltar à instituição como palestrante e poder compartilhar suas experiências. “Estou muito feliz, porque devo muito a essa faculdade”, diz Nara, que atualmente é proprietária da NMentor, agência de comunicação estratégica.

Ela conta que o recém-nascido projeto surgiu após mais de cinco anos atuando na área de entretenimento. Hoje, Nara é empreendedora e em sua empresa faz projetos e propostas de comunicação, branding, eventos , além de cuidar da imagem de pessoas físicas e empresas e fazer estudos de mercado. “Estou realizando um sonho”, afirmou.

Para a jornalista e diretora de comunicação da Planin, Carolina Santos, que já atuou em diferentes áreas – como jornalista de TV, assessorias de imprensa, comunicação empresarial -, a comunicação integrada é importante para gerar valor de marca ao público-alvo, conectar a mensagem e gerar credibilidade ao cliente, além de, nas agências atuar com pesquisas de mercado e mídias sociais.

Professores em foco: narrativas e argumentação

As oficinas são destaques na Semana de Comunicação. Na noite da segunda-feira, dia 2, as professoras Carla Tôzo e Maria Tereza Blois falaram sobre o tema “A narrativa literária no jornalismo”. De acordo com Carla, o objetivo é fazer com que o aluno “saia da caixinha e saiba usar as características do texto narrativo para escrever a sua reportagem”.

A base para o desenvolvimento da oficina foi o trabalho da jornalista Eliane Brum (jornalista, escritora e documentarista).  “Eu espero que os alunos saiam minimamente curiosos para procurar quem é a Eliane Brum e que possam escrever uma reportagem de uma forma mais leve,  que é um diferencial para o novo profissional.”

Em “A arte de argumentar: razão e emoção a seu favor”, o professor Marcelo Salgado apresentou os pontos das técnicas de convencimento e persuasão, que são as forças principais para uma boa argumentação. Para explicar essas técnicas, Marcelo abordou os conceitos de retórica e dialética. A primeira diz respeito à persuasão, que é a manipulação através da emoção; a segunda é o convencimento por meio dos dados e fatos, a razão. Para Marcelo, é muito importante a preocupação em descobrir a realidade: “a busca da verdade é o que dá sentido à vida .”

[1] Aluna do sexto semestre de Jornalismo e monitoria da  Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s