Primeiro dia da Semana da Comunicação reflete sobre o trabalho do Profissional Coach

Palestra realizada no Campus Liberdade contou com a participação do coach José Vicente Carneiro Filho, que atua, há mais de 30 anos, na gestão de pessoas do Mercado Financeiro

Por Rita Moura [1]

Edição por Nadini Lopes [2]

 Na segunda-feira (02) o FIAM-FAAM Centro Universitário recebeu o profissional coach José Vicente Carneiro Filho no Auditório Paulo Guaracy (Campus Liberdade). A palestra foi sobre a importância de buscar o desenvolvimento e aprimoramento humano como instrumento de capacitação profissional.

José Vicente possui a formação em Gestão de Executivos e atua, há mais de 30 anos, como coaching no mercado financeiro, com experiência em análise de crédito, plano de negócios e liderança em equipe. Ele é professor universitário e tutor da Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Jogos de Negócios, Gestão Empresarial e de Pessoas.

No decorrer da palestra, foram definidos os temas centrais para a formação do profissional coach, além de serem levantadas questões em torno da sua importância frente aos desafios que são enfrentados no mercado de trabalho atual.

Foco, planejamento, ação e resultado são as fases que um profissional precisa seguir para buscar um aprimoramento na sua área de atuação e quem pode auxiliá-lo é o coach. É ele quem elabora técnicas por meio de treinamento e ensino específico e promove o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Carneiro explicou aos estudantes que, apesar do trabalho que o coach exerce ser de extrema importância, a busca pelo aprimoramento na área de atuação não depende exclusivamente desse profissional, mas também, da pessoa que pretende evoluir no âmbito de trabalho.

Segundo o especialista “É necessário fazer a gestão da sua própria vida. Se deixar a sua carreira nas mãos de alguém, não estará agregando conhecimento e valor a si mesmo. O coach não dirá o que você deve fazer, mas sim, te ajudar a encontrar respostas”, comenta.

A professora do curso de Relações Públicas do FIAM-FAAM, Cristiane Sambugari, também apresentou seus projetos e estudos voltados para a área do coach e apontou os principais desafios que qualquer profissional enfrenta no seu dia-a-dia. “É necessário querer transformar, ser diferente, pensar de outra maneira. Quando você sai da sua zona de conforto e assume determinado comportamento, a forma com que as pessoas te enxergam também modifica”.

Ao questionar os alunos sobre a forma que lidam no ambiente de trabalho, ela acrescentou a importância de manter uma boa aparência e saber lidar com os obstáculos com resiliência. “Os seus superiores ficarão de olho em cada detalhe seu, seja físico ou de personalidade, por isso é muito importante prestar atenção nesses detalhes”, conclui.

Confira também a reportagem em vídeo produzido pela monitora:

[1] Aluna e monitora da Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s