7ª Semana de Comunicação começa no FIAMFAAM Centro Universitário

Dicas de TCC, jornalismo investigativo e cinema e psicanálise foram alguns dos temas das oficinas que abriram a programação no campus Ana Rosa.

 

Por Gabriélle Cornélio[1]

Edição por Mayara Lobato[2]

 

“Nem Freud explica!”. Essa frase, que pode contextualizar toda a complexidade da mente humana, foi tema da oficina intitulada “Cinema e psicanálise”, ministrada pela professora Silvia Marques. Esse foi um dos vários assuntos abordados nas oficinas da manhã do primeiro dia da Semana de Comunicação deste ano, no Campus Ana Rosa.

Na oficina, que envolveu debates em torno da essência e existência dos seres humanos, a professora Silvia propôs a análise de alguns filmes e interagiu com os alunos, ouvindo suas interpretações e comentários sobre a temática em questão.

Segundo a professora, o cinema e a psicanálise são como queijo e goiabada, quase indissociáveis. Ela afirma também que podemos ter mais qualidade de vida fazendo uso da psicanálise: “melhora não só a vida em sala de aula, mas a vida como um todo. É através da psicanálise que chegaremos, um dia, mais perto da verdade”.

Oficina Cinema e PsicanáliseA professora Silvia Marques conversa com os alunos sobre a psicanálise aplicada ao cinema

Na continuidade da manhã de conhecimento, o professor Eduardo Correia trouxe inspiração aos amantes de investigação, unindo o jornalismo a um dos maiores personagens da ficção da literatura britânica, Sherlock Holmes. O professor propôs uma comparação entre romance policial e jornalismo investigativo. De acordo com Eduardo, as estruturas de textos de Sherlock Holmes são muito semelhantes ao jornalismo, pois a partir dos indícios somos instigados a descobrir algo que estava ocultado.

Os alunos que já vivem a aflição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tiveram seu espaço garantido. A oficina da professora Lye Renata Prando trabalhou dicas específicas de cada curso e mostrou a importância de se dedicar ao trabalho, pois, segundo a professora, é o momento de desenvolver e articular muitos dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso.

A expectativa dos alunos para a Semana, nesse primeiro dia, é grande, considerando a diversidade de oficinas e palestras, que despertam o desejo de saber mais. É nisso que acredita Paulo Roberto, 37 anos, aluno de Rádio e TV: “a Semana de Comunicação é a oportunidade que nós temos de começar a nos aprofundar mais em conteúdos que não teríamos a oportunidade de ver apenas na grade do curso”, finaliza.

IMG_20171002_085558230
Fazendo uma ponte com Sherlock Holmes, o professor Eduardo Correia falou sobre jornalismo investigativo.

Confira também a reportagem em vídeo produzida por Gabriel Dias, aluno do sexto semestre de Jornalismo e monitor da AICom:

[1] Aluna do sexto semestre de Jornalismo e monitoria da  Agência Integrada de Comunicação (AICom).

[2] Professora do curso de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s