A voz das redes

em

 

Influência digital é o tema de palestra no mês da Convergência de Mídias do FIAMFAAM

Por Natália Dias Antunes

Edição Prof. Nadini Lopes

No último dia 12, no campus Ana Rosa, aconteceu a segunda palestra do mês da Convergência de Mídias promovida pela Prof. Ms. Isadora Camargo, e recebeu as jornalistas Carolina Zaina, da Vert Inteligência Digital e da influenciadora Maria Fernanda, mais conhecida como Mafer.

A Jornalista, Carolina Zaina conta que na Vert eles utilizam os dados gerados nas redes sociais para analisar o comportamento do público: “Queremos saber como eles reagem e recebem determinadas notícias”. Atualmente, ela trabalha com influenciadores digitais e acredita que a Internet trouxe voz para as pessoas produzirem conteúdos exclusivos, sem a necessidade de estarem em um veículo de comunicação tradicional.

Zaina explica que para atrair público para as redes eles utilizam campanhas com os influenciadores digitais, pessoas que ganham notoriedade e relevância e conquistam um público a favor dos conteúdos produzidos por eles. “No caso de um dos nossos clientes, uma acadêmica de ginástica, a empresa atraiu pessoas que gostam dessa rotina e que tinham um forte poder de influência para atrair mais clientes para a marca. Essa estratégia de marketing com influência digital deu certo, e hoje, a marca tem mais de 320 academias espalhadas na América latina”, comenta.

A jornalista deixa claro que hoje em dia a ambiência digital trabalha com 3 pilares: Marca, Influenciadores e Público. O influenciador irá produzir conteúdo sobre determinada marca e influenciar esse público, emprestando sua credibilidade e o recurso da aproximação para que eles se engajem com os conteúdos publicados. “A maneira de consumir conteúdo é diferente nos dias atuais, porque gera um impacto maior, dando credibilidade aos influenciadores; as pessoas criam uma empatia por eles”, analisa Carol.

Porém, a geração millenial, normalmente nascidos entre 1980 até 1990, que já nasceram com a internet, não gostam de interrupção de anúncios que aparecem aleatoriamente, por essa razão, aumentou o número de uso de AdBlocker – bloqueador de propagandas. As propagandas então se deslocaram pra canais independentes.

Para se tornar um ícone nas redes digitais é preciso ser referência no assunto que produz. É assim que a Mafer se tornou uma influenciadora, ela é referência em moda sustentável e mantém um canal no youtube (ladoavesso) com sua amiga, Nicole. Hoje, ela mora em São Paulo e Nicole, em Ponta Grossa, cidade natal de ambas.

A jornalista conta como é o dia-a-dia do canal, já que com pouco mais de oito mil inscritos, ainda não dá pra viver apenas da produção de vídeos. É por isso qu

e ambas têm seus próprios empregos e ainda, abastecem o canal: “É difícil, já que agora tem a distância entre a gente, porém quando vou pra Ponta Grossa, nós gravamos o máximo de vídeos e vamos abastecendo o canal aos poucos, e quando estamos longe, gravamos vídeos sozinhas”. A ideia do canal é mostrar a moda sustentável; reutilizar roupas usadas, vendidas em brechós e incentivar uma marca independente ou um produtor local.

Mafer desabafa sobre o tema que escolheram: “É um tema que não é fácil para as pessoas e marcas notarem, já que não incentivamos a compra em massa”, explica.  Apesar disso, o canal já pode ver o sucesso que está alcançando e atualmente, as meninas conseguiram uma coluna no site da Rede Massa – filial do SBT em Ponta Grossa – e são as primeiras mulheres colunistas da rede.

É importante ressaltar, que não há uma rede social melhor do que a outra, mas, sim, conteúdos diferentes para determinados públicos. Em concordância, Carol e Mafer afirmaram que a inserção de conteúdo no Instagram é mais barata e tem um retorno e uma interação mais positiva do público, por isso, é importante adaptar o mesmo conteúdo a várias redes sociais, a fim de atingir públicos diferentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s