Aula inaugural dos mestrados discute empregabilidade e inclusão social

Por Giovana Xavier 

Na noite de segunda-feira, dia 14 de agosto, foi realizada a Aula Inaugural dos mestrados do FMU|FIAM-FAAM. O evento contou com a participação dos coordenadores dos cursos de pós-graduação em direito, administração, governança corporativa, jornalismo, produção, projeto e gestão do espaço urbano, saúde ambiental e saúde e bem-estar animal oferecidos pela instituição.

O coordenador adjunto do mestrado profissional em jornalismo, professor Rafael Grohmann, conta que os sete mestrados profissionais acadêmicos do FMU|FIAM-FAAM estão integrados. “Pensamos em projetos e propostas interdisciplinares, envolvendo principalmente a questão tecnológica e o mundo do trabalho. Também percebemos que temos uma identidade a ser construída em relação a precariedade dos mestrados profissionais, assim como a importância dele na sociedade, como empregabilidade e inclusão social.”

Presente no evento, o professor Amílcar Gröeschel Jr., advogado e diretor executivo da rede Laureate em São Paulo, destaca que “toda pesquisa realizada pelos cursos de mestrado profissional servirá para contribuir a sociedade’’.

Diferentes áreas

A professora Ana Elizabeth Cavalcanti, representante do professor Germano Schwartz, coordenador do mestrado em direito da sociedade da informação, ressalta a importância da multidisciplinaridade e da possibilidade do aluno transitar em várias áreas. “Quando a gente fala em direito da sociedade da informação a primeira coisa que temos que ter em mente é que a sociedade da informação é a sociedade atual e que vivemos hoje. É uma sociedade na qual tudo se transforma e que toda informação é conhecimento”.

Para o coordenador do mestrado em administração, professor Orlando Roque, a área de administração acabou sendo pioneira em mestrado profissional, com ênfase em governança corporativa, que é um tema atual com relevância na questão social.

“O mestrado acadêmico e o profissional estão nos últimos anos trabalhando com bastante intensidade dentro de suas áreas de concentração envolvendo a governança corporativa no programa profissional e as organizações inovadoras pelo lado acadêmico.”

O coordenador do mestrado profissional em projeto, produção e gestão do espaço urbano, o professor Francisco Segnini, lembrou que o curso oferecido pelo Complexo Universitário FMU|FIAM FAAM é o primeiro e o único no Estado de São Paulo e que basicamente é um programa, que de uma certa forma, se relaciona com todos os outros programas. Segundo ele, no curso também são trabalhadas questões de legislação, meio ambiente e sustentabilidade.

O professor Rafael Grohmann, que durante o evento falou sobre “Desafios e Dilemas da Pesquisa no âmbito da pós-graduação”, ressaltou a importância de falar da recepção do jornalismo e de pensar nas práticas jornalísticas além da sociedade midiatizada.”

Saúde

A coordenadora do mestrado profissional em saúde e bem-estar animal, Paula Bastos, enfatizou a importância de alunos de mestrados cursarem linhas de pesquisas em outras áreas e divulgou as três linhas de pesquisa do mestrado que coordena: saúde; saúde pública; bem-estar animal e bioética.

Experiência compartilhada. De acordo com a coordenadora do mestrado profissional em saúde ambiental, Andrea Ribeiro, esse é o diferencial do curso.  “O programa de mestrado profissional em saúde ambiental tem três linhas de pesquisa: tutela do jurídico do meio ambiente; eficiência e sustentabilidade da cadeia produtiva; monitoramento ambiental. Para ter interdisciplinaridade, durante o mestrado o aluno deverá cursar disciplinas nas diferentes linhas e ter, além de seu orientador, um coorientador em outra linha de pesquisa.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s