Rodas de conversa discutem a omissão do Estado sobre os povos indígenas brasileiros

Para celebrar o Dia do Índio, o Núcleo de Estudos Étnicos-Raciais (NERA) levou para os alunos do FIAMFAAM – Centro Universitário rodas de conversa sobre o tema “Omissão do Estado sobre os povos indígenas brasileiros”.

A primeira parte do evento, na manhã do dia 19 de abril, contou com a participação do Instituto Socioambiental (ISA) para falar sobre “a sociodiversidade do indígena brasileiro”. Participaram do evento Alex Piaz, do ISA e a professora Sandra Lúcia Goulart.

À tarde, os estudantes assistiram o documentário Liderança Pietã, produzido pelos ex-alunos do curso de Produção Audiovisual do FIAMFAAAM, Bruno Nascimento e Michael Rodriguez, além de uma conversa com a professora da instituição Érika Caramello sobre o Game “Aldeia Virtual” e uma intervenção poética feita pelo professor Marcelo Gabbay.

Érika mostrou um vídeo sobre o game e contou que produziu com o ISA, entre os anos de 2008 e 2009, um game para crianças sobre povos indígenas do Brasil, batizado de Aldeia Virtual. “A maior preocupação era a de retratar os índios, reproduzir as aldeias e levar aprendizado sobre esses povos”, diz a professora. Infelizmente o game foi feito em flash (Flash Player, da Adobe) e a plataforma se tornou obsoleta.

“A história é interessante para os alunos, pois o game é uma forma de pensar a comunicação, a publicidade”, diz. Segundo ela, criar um game é como receber um briefing, pensar na criação, ter liberdade poética e pensar no público-alvo.

Intervenção poética

Quem chegava ao campus Ana Rosa para participar do evento ouvia caixas ecoando sons indígenas, com o objetivo de fazer os alunos conhecerem sons de índios de diferentes tempos.

“É importante resgatar esses sons e colocar na entrada do auditório, uma forma de quebrar a dureza do prédio.É como uma intervenção poética “, diz o professor Gabbay.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s