Reconhecimento de jingles publicitários é tema da PP Week

Por Dayane Teodoro e Natalia Souza

Além de palestras com profissionais renomados do mercado, a PP Week do FIAMFAAM trará o evento “Reconhecimento de jingles publicitários: a comunicação sonora”, apresentado pelo professor da instituição Marcelo Gabbay e pela aluna de publicidade e propaganda Aline Reis.

Aline está no último semestre do curso e estuda, em um projeto de iniciação científica, como se dá o processo de reconhecimento de um jingle. Após apresentar o projeto, Aline fez uma experiência com os participantes: ouvir jingles e tentar identifica-los.

O objetivo, segundo Aline, que estuda o jingle e a propaganda do sabão Ypê, é mostrar a importância da comunicação sonora. “Nessa propaganda, o jingle é reconhecido pela ressignificação da letra, pois mesmo usando a melodia da trilha sonora do filme ‘Mogli: o menino lobo”, não há referências visuais que remetam ao filme’, ressalta.

De acordo com o professor Marcelo Gabbay, atualmente há uma mudança nos jingles publicitários e artísticos e a reciclagem de músicas antigas. Um exemplo é o jingle da empresa Ultragaz, que migrou de plataforma até a composição do hit “Olha o gás” (Mc Vitão feat, Dennis DJ e produção de Kondzilla).

“Muitas pessoas viviam de royalties de direitos de produção de jingles e hoje, com a utilização de músicas já conhecidas, há um aumento dessa bolha, chamado de efeito de reconhecimento. As pessoas querem cada vez mais reconhecer o que estão ouvindo, recebendo”, exalta.

Gabbay lembra que atualmente há muita reciclagem de material. “A gente vê muita música remixada, reciclada. O público tem mais facilidade em reconhecer o que já foi utilizado em outrora.”

A palestra e oficina “Reconhecimento de jingles publicitários: a comunicação sonora”, ocorre até quinta-feira, dia 20 de abril, no campus Ana Rosa – Rua Vegueiro 2009 -, sala 103. Inscrições pelo Sympla https://www.sympla.com.br/pp-week-2017__134424.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s