Curso de publicidade e propaganda acompanha as mudanças do mercado

Por Dayane Teodoro, Natalia Souza, Thaís Barsotti

Teve início nesta segunda-feira, dia 17 de abril, a Semana de Publicidade e Propaganda “PP Week” do FIAM FAAM – Centro Universitário. Em comemoração aos 45 anos do curso, o evento trará, até o dia 20 de abril, professores e profissionais do mercado de trabalho para discutir temas relevantes com alunos e convidados da instituição.

Na primeira mesa, que ocorreu na manhã de segunda-feira, no campus Liberdade, estavam presentes os professores da casa Cássia Ferreira, Fábia Gomes e Ricardo Correia e também a especialista em geração de conteúdo e team leader publisher da Awin Brazil (união das marcas azanox e Affilliate Window) Patrícia Farinazzo, para falar sobre o tema “Interface nas agências” com destaque às redações publicitárias.

A ex-aluna do FIAM FAAM, Patrícia ressaltou a importância de chegar bem preparado para o mercado de trabalho, que, segundo ela, está deficiente de bons redatores. “Os estagiários devem ter inglês fluente e boa comunicação verbal. Isso é o mínimo exigido pelas agências”, diz.

De acordo com o professor Ricardo, com a chegada da internet o curso de publicidade e propaganda teve uma grande mudança fazendo com que profissionais atuantes, professores e alunos precisassem se adaptar ao novo formato e a geração audiovisual.

“O curso tenta sempre acompanhar as mudanças, tendências e transformações do mercado, que hoje estão muito mais rápidas por causa da internet”, relata.

De acordo com a professora de redação publicitária Fábia Gomes, a primeira semana de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM vai marcar na história do curso. “Estamos nos esforçando para que possamos chegar a resultados favoráveis e memoráveis”, enfatiza.

A importância do texto

Para a professora Fábia, deve existir uma interface entre o texto e as produções audiovisuais. “Para lidar com o texto no meio audiovisual, usamos habilidades técnicas, que chamamos de linhas criativas de campanha, que, por exemplo, dá a ‘cara’ a um personagem no mercado publicitário.”

Por sua vez, a professora de planejamento da comunicação Cássia Ferreira, esclarece que no contexto de textos e personagens da publicidade é preciso encontrar a “persona”, o perfil concreto do público-alvo para uma ação ou campanha publicitária. “Precisamos descobrir o que o público-alvo gosta: o tipo de música, a cultura, os hobbies, os desejos e as necessidades, para que possamos traçar um perfil.”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s