Jornalismo e Poder

em

Por Natalia Macedo

Aconteceu, na sexta-feira, o último dia da Semana de Jornalismo que também celebrou os 45 anos do curso de jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário, tendo como convidados João Paulo Charleaux, editor de Política, Economia e Internacional do Nexo Jornal, Bruno Paes Manso, pós doutorando no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e Flávio Ferreira repórter especialista em assuntos ligados ao mundo jurídico do jornal Folha de S. Paulo.

A mesa intitulada Jornalismo e Poder abordou a apuração e ascensão do poder judiciário no país. Tendo perpassado pela questão da justiça no Brasil, como são feitas e colocadas na mídia e as formas de apuração com promotores e policiais utilizados como fontes.

Os debatedores atribuíram à impunidade brasileira a necessidade das pessoas de exporem condenados e acusados antes mesmo da finalização dos julgamentos. É como se o público quisesse efetivar a punição que não é executada pela polícia.

“A ansiedade e a sede que as pessoas tem de que o condenado seja punido faz com que a mídia exponha casos que ainda não tiveram fechamento”, comenta Bruno Paes manso.

João Paulo Chaleaux falou sobre a fascinação pela prisão ou perseguição das pessoas e a ânsia de punição. “É desigual a questão da justiça brasileira. “As pessoas com condições financeiras diferenciadas possuem sempre um lugar nobre e uma viatura privada”, afirma.

Já o repórter Flávio Ferreira critica o jornalismo declaratório e finaliza dizendo que jornalista não pode ficar refém da parcialidade nos casos. “É fundamental sempre procurar apurar os dois lados e suas nuances e nunca se basear em achismos”, conclui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s