FIAMFAAM encerra semana de jornalismo com discussão sobre novos formatos

novos formatos

Por Thais Barsotti e Mylena Ramos

Na noite de sexta-feira, a Semana de Jornalismo do FIAMFAAM Centro Universitário se encerrou com a mesa de debates sobre novos (e velhos) formatos em áudio e vídeo. Mediada pelo professor Rafael Grohmann, os convidados Edgard Piccoli, do programa Morning Show, da rádio Jovem Pan,  Cauê Fabiano, apresentador do G1 Em 1 Minuto, da rede Globo e editor de conteúdo web do G, Tatiany Leite, idealizadora do projeto “Filhas de Gabriela”, youtuber do canal Vá Ler um Livro. e Juliana Wallauer, criadora do podcast Mamilos – Jornalismo de Peito Aberto, falaram sobre suas experiências por mais de duas horas para um auditório lotado de estudantes e deram dicas importantes aos futuros jornalistas.

Edgard Piccoli, que trabalha há um longo tempo com rádio, contou que aproveita a internet da melhor maneira possível: , “Com ela existe uma repercussão e reverberação muito grande”. Porém, com a rapidez com que tudo é feito na redet, Edgard alerta aos iniciantes da profissão de comunicação sobre a importância da apuração: “um movimento normal do trabalho do jornalista ficou muito mais trabalhoso”.

Para Tatiany Leite, a jornalista que possui um canal no YouTube, vem o conselho: “não podemos nos fechar para nada, nem ter medo de testar novos formatos”.

Já Cauê Fabiano, compartilha da mesma opinião. Para ele a palavra chave é flexibilidade. “Precisamos tentar coisas novas. Tudo é uma experiência de descobrimento”. E nessa experiência o público faz toda a diferença. Como é o caso da publicitária Juliana Wallauer, que começou seu podcast após uma participação em um outro canal, e a partir dessa experiência as pessoas curtiram e pediram por mais. Juliana conta que faz o que gosta. “Dá para explorar muito. Procure coisas diferentes!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s