Jornalista da ESPN fala sobre reportagem premiada

Por Caue Bento

Um dos convidados para abrir a semana de jornalismo do Fiam Faam – Centro Universitário, o jornalista da ESPN, Rafael Valente, comentou sobre questões da política no esporte e também as características deste tipo de cobertura. Ao lado de profissionais de peso no campo, como Cleber Machado, da Globo; Romulo Mendonça, da ESPN; Lucas Pereira, da Record, e Martin Fernandez, da globoesporte.com, Valente, que já venceu o prêmio Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) em 2015, contou aos alunos como fez a reportagem premiada. O evento, que faz parte das comemorações dos 45 anos do curso, foi aberto no campus da Liberdade e segue durante a semana no local.

A reportagem de Valente contou a rotina dos atletas dos times de três divisões do futebol paulista. Segundo ele, mesmo com contrato com os times, muitos atletas tinham outro emprego além do futebol. E muitos tinham seus contratos vencidos após o término das competições. Ou seja, apenas para disputar um torneio, como o Campeonato Paulista.

Valente mencionou também algumas discrepâncias nos dados passados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) e os números por ele apurados, ressaltando que o jornalista deve ter ser desconfiança das informações que recebe e precisa, necessariamente, checá-las com rigor. O jornalista também comentou que por trás de toda fonte pesquisada há um jogo de interesse muito grande.

Um jogo de interesses que, segundo o jornalista, ocorre também nos bastidores e nas questões políticas do futebol. Ao concluir, disse que o prêmio Aceesp nada mais é do que um reconhecimento do seu trabalho, uma forma de homenagem para aquilo que foi feito em sua reportagem.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s