Cobertura esportiva é tema da mesa de abertura da Semana de Jornalismo

Por Luiza Campos

Os caminhos atuais e o futuro do jornalismo esportivo foi o tema da mesa de abertura da Semana de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, que neste comemora os 45 anos do curso. Sob o tema central “Práticas em Movimento”, o evento conta com 10 mesas ao longo da semana, com convidados debatendo também como o telejornalismo, as coberturas internacionais, as questões de gênero, os jornalismos de periferia e investigativo, além dos novos negócios e o fenômeno das fake news. As discussões acontecem no campus da Liberdade, nos períodos da manhã e noite.

No primeiro encontro da semana, a mesa teve como tema Jornalismo Esportivo e contou com profissionais experientes, como o apresentador da TV Globo, Cleber Machado, jornalista formado pelO FIAM-FAAM no final da década de 1980. Além dele, o evento contou com Lucas Pereira, da Record; Rômulo Mendonça, da ESPN; Rafael Valente, também da ESPN, e Martin Fernandez do globoesporte.com. A mediação foi do professor da instituição, Marcos Nunes.

A palestra abordou assuntos como a crise econômica que acabou afetando o jornalismo em geral, a importância da gestão no futebol e também a linguagem do esporte. Além disso, provocados pela plateia de alunos do FIAM-FAAM, os convidados comentaram a questão da mulher na cobertura esportiva, e lembraram o papel pioneiro de repórteres como Regiane Ritter, Mylena Ciribellli, além de profissionais que estão no campo há menos tempo, mas com bastante destaque, como Claudia Reis e Juliana Rios, ambsa na Record e citadas por Valente.

Os jornalistas comentaram ainda momentos importantes de suas carreiras e deram dicas para aqueles que desejam seguir carreira no esporte. O professor Marcos Nunes, por sua vez, enfatizou a importância em contar com a presença de grandes profissionais da mídia para esse contato com os alunos: “Acredito que eles contribuíram demais, não só para tirar dúvidas mas também para que os alunos possam ter esse contato e saber o que acontece, o dia a dia e a formatação desses profissionais para o trabalho deles”, disse.

Assista a reportagem clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s