Fiam-Fiaam celebra 45 anos da Escola de Música com apresentação de gala na Sala São Paulo

Orquestra e coro formados por alunos da instituição se exibiram no evento que homenageou o maestro Eleazar de Carvalho

Por Murilo Silberman[1]
Edição por Eduardo Luiz Correia[2]

Na tarde de sábado (05/11), a Sala São Paulo foi palco da apresentação da orquestra sinfônica e coro acadêmico da Escola de Música do curso de Música do FIAM-FAAM – Centro Universitário, da rede internacional de universidades Laureate, em comemoração aos 45 anos do curso de Música da instituição. O evento, parte da XV Semana Eleazar de Carvalho, prestou uma homenagem ao maestro Eleazar, um dos maiores nomes da música clássica brasileira, falecido há 20 anos. Realizado pela Fundação Eleazar de Carvalho, as celebrações contaram também com o apoio da Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Sob a regência de Rodrigo Vitta, professor de música do FIAM-FAAM, a orquestra apresentou a peça A Italiana na Argélia, de Rossini. Na sequência, Sergei Eleazar de Carvalho, filho de Eleazar e aluno da faculdade, regeu os alunos com a composição Concerto nº 23 para piano em Lá Maior, KV 488 (Allegro, Adagio, Allegro Assai), de Mozart. Sua mãe, Sonia Muniz de Carvalho, também musicista premiada e internacionalmente reconhecida, se apresentou no piano durante a regência de Sergei. “Foi um dia histórico tocar aqui, com minha mãe, nesta homenagem tão bonita”, disse o filho do maestro.

Na segunda parte da noite, a regência dos 50 estudantes da orquestra do Fiam-Faam ficou sob a batuta, novamente, de Rodrigo Vitta, que apresentou a peça Sinfonia nº 40 em Sol Menor, KV 550, de Mozart. Depois, encerraram o espetáculo acompanhados pelo coro da faculdade, com a composição Fantasia, de Villa-Lobos.

HOMENAGENS

Durante o evento, o coordenador de Música do FIAM-FAAM, Paulo César Rocha, ressaltou o pioneirismo e a inovação como características do curso nestes 45 anos: “tentamos inovar sempre”. Outras homenagens foram feitas para a reitora do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, Sara Pedrini Martins. Para ela, “a apresentação, aqui, na Sala São Paulo, é um incentivo aos alunos”.

Foram homenageados também os maestros Rodrigo Pitta e Sergei Eleazar, sua mãe Sonia e o pianista Paul Hawkshaw, colega de Eleazar e professor na Universidade de Yale, que também se apresentou. Por fim, as professoras Carmen de Oliveira e Marília Pin, pioneiras nos esforços de consolidação do curso, também receberam homenagens.  “Foi magnífico. Estou encantada com a apresentação. E muito feliz com a homenagem ao Eleazar, que foi um grande músico”, conta Marília.

ELEAZAR DE CARVALHO

Homenageado durante a apresentação, o Maestro Eleazar de Carvalho foi um importante ícone na música clássica brasileira. Nascido no Ceará, em 1912, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda jovem. Estudou regência nos Estados Unidos e, depois, atuou como Regente Titular na Orquestra Sinfônica do Rio, São Paulo e Porto Alegre. Foi, ainda, fundador da cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Música.

[1] Murilo Silberman é aluno do quinto semestre de Jornalismo do Fiam-Faam Centro Universitário e monitor da Agência Integrada de Comunicação.
[2] Eduardo Luiz Correia é professor de Jornalismo do Fiam-Faam Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s