FIAM-FAAM promove evento socioeducativo na ASSOCIAÇÃO SANTO AGOSTINHO

em

Professores e alunos desenvolveram atividades recreativas, educativas e culturais com crianças e adolescentes como parte do Global Days of Service 2016

Redação AICom

Durante o mês de outubro, o Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM promoveu uma série de atividades no Global Days of Service, iniciativa da rede Laureate que desenvolve simultaneamente ações sociais em todas as suas instituições de ensino ao redor do mundo, como Chile, França, Itália e Estados Unidos. Dentro dessa iniciativa, a Escola de Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário escolheu o tema “Criança para um Mundo Melhor” e a Associação Santo Agostinho, localizada no bairro da Saúde, em São Paulo, como beneficiária da ação. No dia 21 de outubro, as doações foram entregues à instituição, enquanto seus educandos participavam de uma programação especial oferecida por professores e alunos do FIAM-FAAM.

A Associação Santo Agostinho (ASA), organização sem fins lucrativos, foi criada em 1942, com a ajuda de voluntárias do Colégio das Cônegas de Santo Agostinho, em São Paulo. Hoje, possui várias unidades em diversas regiões da cidade, sendo cinco recantos, espaços voltados ao acolhimento de crianças e adolescentes. Uma dessas unidades da ASA, no bairro da Saúde, foi escolhida pela FIAM-FAAM, entre outras questões, pela proximidade com o campus Ana Rosa, que concentra os cursos de Comunicação Social.

Em primeiro lugar, fizemos um mapeamento de organizações sem fins lucrativos localizadas no entorno de nossos campi, aí, então, encontramos a ASA e conhecemos o trabalho idôneo que desenvolvem. O legal é que esse mapeamento nos ajudará nos próximos anos, já que cada vez escolhemos uma instituição diferente para beneficiar com as ações do Global Days of Service”, explica Rita Ribas, líder de extensão do curso de Relações Públicas e organizadora da ação.

As 104 crianças atendidas pela instituição nos turnos da manhã e da tarde participaram das ações promovidas pelo Centro Universitário. Pela manhã, em uma oficina de culinária saudável, o professor Alexandre Carvalho ensinou a fazer um brigadeiro a partir da biomassa de banana verde. O professor Johan Haandel envolveu as crianças na produção de uma radionovela; enquanto a professora Silvia Marques e o aluno Alan Barbosa Nagy, de Publicidade e Propaganda, ministraram uma oficina de teatro. Houve ainda oficina de música e gincanas.

À tarde, foi a vez das crianças participarem de contação de histórias com as professoras Rita de Cássia Belmudes e Maria Lúcia Silva. Os professores Bruno Maia de Alencar, Claudio Sá, Hugo Martinelli e Rodrigo Matiskei comandaram uma apresentação musical com os alunos Phelipe Martino e Gabriel Loyola, do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM. Por fim, a professora Adriana Câmara encenou a peça que montou com as crianças da Associação inspirada na famosa história da Branca de Neve e os Sete Anões.

Foi, ainda, servido aos alunos um lanche preparado pelos professores Mayara Lobato, Carlos Eduardo Scopinho e Rita Ribas, com alimentos doados pelos professores Ricardo Correia e Maria Lúcia Silva e por Mairê Miranda e Vicente Darde, coordenadores de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, respectivamente. Os coordenadores Fernando Leme, de Rádio, TV e Vídeo; Pedro Paulo Vaz, de Relações Públicas; e Luiz Tabet, dos cursos tecnólogos da Escola de Comunicação, também ajudaram na organização da ação. As professoras Lye Renata e Fabiola Tarapanoff cuidaram da cobertura do evento.

A educanda Vitória Caroline gostou das atividades e já lamenta o momento que terá que deixar o espaço, onde as crianças só podem permanecer até os quinze anos de idade devido à grande procura. “Aprendi muita coisa aqui e sei que vou sentir saudades”, comenta.

Estimulamos, principalmente, o desenvolvimento da cidadania. O vínculo que estabelecemos com as crianças é muito forte; elas aprendem com a gente e a gente também aprende com elas”, explica Rodrigo Menezes, que foi educando e, hoje, atua como educador social do espaço.

As doações entregues à Associação Santo Agostinho foram arrecadas durante o mês de outubro junto aos alunos da Escola de Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário, com a ajuda de professores mentores. A instituição recebeu diversos brinquedos, como bolas, bonecas e também fantasias; além de alimentos e livros infantis. Além das 104 crianças atendidas nesta unidade da Associação, outras 1.400 foram beneficiadas de forma indireta com as doações.

Tudo isso só foi possível com o engajamento também dos alunos, como Camila Naomi Mizumoto, Cleide Andrade, Fernanda Vitorino Viana, Daniele Gasparotti e Gabriela dos Santos da Silva, do curso de Relações Públicas; Juliana Santos e Helen Lourenço, do curso de Jornalismo; e Lucas Santos e Bianca Andrade, do curso de Publicidade e Propaganda. Eles deram apoio aos professores e ajudaram na organização das atividades com os educandos.

A organizadora da ação vê de forma positiva a participação do FIAM-FAAM em eventos de voluntariado como o Global Days of Service. “Iniciativas como essa são muito importantes para o desenvolvimento de atividades transversais entre professores e alunos, contribuindo para uma maior conscientização de toda a comunidade acadêmica”, finaliza Rita Ribas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s