Grandes reportagens: um olhar atento sobre o outro

Pablo Toledo, editor-chefe do Núcleo Especial de Reportagens da Record, marca último dia da 6ª Semana de Comunicação da FIAM

Por Jeferson Santiago [1]
Editado por Marcelo Salgado [2]

O auditório Nelson Carneiro, no campus Liberdade do FIAM-FAAM centro universitário, recebeu Pablo Toledo, editor-chefe do Núcleo Especial de Reportagens da Record. Sua palestra “Reportagens Especiais no Telejornalismo” marcou o último dia da 6ª Semana de Comunicação da FIAM.

A trajetória profissional do convidado está marcada pela passagem por diferentes veículos de comunicação — entre eles, as rádios Eldorado e a TV Bandeirantes.

Há quase dez anos na Record, Pablo contribui para diferentes formatos de programas, como Domingo Espetacular e Câmera Record. Além disso, ele acredita que exista preconceito contra o jornalismo mais popular: “Pensam que ele é feito de qualquer jeito, mas não é verdade”.

Som e imagem

Durante a palestra, os alunos entraram em contato com a premiada reportagem “A rota da castanha: exploração sem limites”, acompanhada pelos comentários do jornalista. Ainda, dicas essenciais para quem deseja construir boas reportagens foram mencionadas durante o evento.

Hoje em dia, como os telespectadores não costumam apenas assistir à TV, o uso do áudio com sugestões enfáticas é importante”, informou Pablo. Ele revelou ainda que grandes reportagens são feitas com ritmo diferenciado, pausas e frases mais curtas: “A matéria precisa respirar”, explica o jornalista.

1 -ALUNO(A) DO CURSO DE JORNALISMO DO FIAM-FAAM-CENTRO UNIVERSITÁRIO E MONITOR DA AGÊNCIA INTEGRADA DE COMUNICAÇÃO.
2 -PROFESSOR DO CURSO DE JORNALISMO DO FIAM-FAAM-CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s