Pesquisa e criatividade nas oficinas da Semana de Comunicação

em

No penúltimo dia, os alunos do campus Morumbi participaram de oficinas sobre produção de TCC, iniciação científica e criatividade

Por Paulo Octavio [1]
Editado por Mayara Lobato [2]

Entre as oficinas ministradas no quarto dia da 6ª Semana da Comunicação do FIAM-FAAM Centro Universitário, estavam a da professora Lye Renata Prando, intitulada “Construindo o TCC: dicas úteis”; a das professoras Michelle Roxo e Claudia Nonato, sobre iniciação científica; e, ainda, a oficina sobre criatividade, com a professora de Publicidade e Propaganda Cássia Maria Ferreira.

A primeira apresentou aos alunos fontes de pesquisa para o TCC, como sites de bancos de dados, como o da biblioteca da FMU | FIAM-FAAM, que, recentemente, passou por atualizações. A professora também esclareceu como é a produção de um trabalho de TCC, que envolve a análise de um objeto a partir de teorias. Lye enfatizou que é importante que o aluno tenha domínio dos assuntos abordados.

A Comunicação não é uma ciência exata. Por isso, os professores podem seguir linhas diferentes. O importante é que orientador e orientando estejam em sintonia, seguindo uma mesma linha”, explica a professora.

Durante a oficina, a professora também explicou a diferença entre a pré-banca de TCC e a banca final. A primeira é feita com o orientador e mais dois professores da instituição com intuito de apontar o que deve ser corrigido ou melhorado no trabalho. Já a banca final é a apresentação do projeto e é pública.

As docentes Michelle Roxo e Claudia Nonato também falaram sobre pesquisa na oficina “Iniciação científica: que bicho é esse?”. As duas apontaram caminhos de investigação e ensinaram como pensar nas perguntas de pesquisa, nos objetivos e no projeto de forma geral. Para elas, é importante dialogar com o conhecimento já existente e deixar se surpreender com resultado da pesquisa, que pode tanto confirmar quanto derrubar suas hipóteses.

Já na oficina de criatividade, a professora Cassia Maria Ferreira aguçou a imaginação dos alunos com jogos e técnicas usados em entrevistas de emprego para testar a fluência, originalidade e flexibilidade dos entrevistados. Ela se valeu da neurobiótica, uma espécie de ginástica para o cérebro, com atividades saudáveis e novas para despertar o pensamento e com objetivo de afastar os bloqueios que dificultam o processo criativo.

 

A 6ª Semana de Comunicação se encerra nesta sexta-feira (28) à noite, com oficinas e palestra nos campi Morumbi e Liberdade.

1 – Paulo Octavio é aluno do quarto semestre de Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário e monitor da Agência Integrada de Comunicação.
2 –  Mayara Lobato é professora de Jornalismo e RTV do FIAM-FAAM Centro Universitário. Atua na Agência Integrada de Comunicação.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s