Mestre da luz e das sombras

Segundo dia da 6ª Semana de Comunicação foi marcado por palestra sobre luz e iluminação cênica de Walter Zucchini

Por Jeferson Santiago [1]
Editado por Marcelo Salgado [2]

Transformadora e instigante. Assim foi a palestra realizada pelo FIAM-FAAM centro universitário no auditório Nelson Carneiro, campus Liberdade, com o iluminador profissional Walter Zucchini a estudantes de diferentes cursos de comunicação. O evento integrou o segundo dia da 6ª Semana de Comunicação.

Pós-graduado em iluminação, Walter atua há mais de vinte anos como iluminador cênico. Sua trajetória profissional está marcada pela passagem em grandes veículos de comunicação, como SBT, Globo, MTV, Record e Band. Ex-aluno do FIAM-FAAM, ele também é jornalista — mas destaca que sua paixão por luz, sombras e iluminação redirecionou sua vida profissional.

A principal proposta do evento foi colaborar para a formação geral dos estudantes, à medida que o próprio debate os colocava mais próximos de temas como: influência biológica da luz, psicologia das cores e plano sequência. Ao longo do evento, por exemplo, os alunos puderam compreender diversas particularidades da luz e, ao mesmo tempo, descobrir elementos novos.

mat001
Walter Zucchini, jornalista pós-graduado com longa carreira, se declara apaixonado por luz e iluminação. Foto: Marcelo Salgado
mat002
Plateia atenta à palestra de Walter, que utilizou vídeos e imagens para ilustrar suas ideias. Foto: Marcelo Salgado

Busca por iluminação

Questionado a respeito do início de sua carreira como iluminador, ele destacou os principais momentos de seu caminho com emoção e intensidade. Além disso, enfatizou as principais qualidades que um bom iluminador precisa ter. Comentou, ainda, os obstáculos e dificuldades da profissão, pontuando que o trabalho em equipe é bastante importante no audiovisual, pois a percepção de cada um contribui muito. O especialista deu dicas para quem quer trabalhar com luz: buscar uma cultura geral elevada, com filmes, exposições de arte e muita pesquisa; e ter interesse sobre as questões técnicas que envolvem a luz, intimamente ligada às cores que visualizamos.

A simpatia e generosidade do palestrante surpreenderam. Ao fim do evento, Walter colocou seus contatos à disposição da plateia para tirar dúvidas sobre o assunto que domina: luz e sombras.

1 -ALUNO(A) DO CURSO DE JORNALISMO DO FIAM-FAAM-CENTRO UNIVERSITÁRIO E MONITOR DA AGÊNCIA INTEGRADA DE COMUNICAÇÃO.
2 -PROFESSOR DO CURSO DE JORNALISMO DO FIAM-FAAM-CENTRO UNIVERSITÁRIO.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s